São José do Barreiro-SP

Igreja Matriz de São José

Pequena e tranquila cidade localizada aos pés da Serra da Bocaina. Faz parte do Vale Histórico Paulista junto às outras belas cidades. Distante aproximadamente 280 km da capital paulista por boas estradas.

Ficamos dois dias em São José do Barreiro, uma parada que fizemos a caminho de Búzios.

Lugares que visitamos

Areias-SP

Para chegar a São José do Barreiro, passamos por Areias. O centrinho com seus casarios parece um cenário de tão bonitinho.

A cidade foi frequentada por figuras ilustres da história do Brasil e foi pioneira na plantação cafeeira.

Igreja Matriz Sant'Ana - Areias-SP

Mirante da Revolução na Rodovia dos Tropeiros

Fica na divisa de Areias e São José do Barreiro. No mirante há um monumento em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932 e você tem uma bela vista da Serra da Bocaina.

Mirante da Revolução

Trilha da Pedra da Bacia

Bela trilha de aproximadamente 12 km e 2095 metros de altitude. Fizemos com o guia Xavier da Bocaina Experience .

Trilha da Bacia - Serra da Bocaina

Caminhamos cerca de 3 horas por campos de altitude para chegar à Pedra da Bacia, o tempo estava ótimo com uma brisa fresca constante.

Chegar ao topo da Pedra da Bacia, contemplar tanta beleza e curtir o silêncio, foi um momento mágico!

Para finalizar esse dia incrível, tivemos um  delicioso almoço (quase jantar) na Pousada Campos da Bocaina, onde fomos recebidos pela simpática Ellen, seus belos doguinhos, sua gata e a Esmeralda (acho que papagaio) que vive solto.

Pousada Campos da Bocaina

No retorno para cidade, paramos em um mirante para admirar o final do dia. Lindo demais, né?

Mirante Serra da Bocaina
Mirante na Serra da Bocaina

Caminhar pelas ruas de São José do Barreiro

No centrinho há belas construções centenárias, herança da época áurea do cultivo do café no Vale do Paraíba.

Centro histórico São José do Barreiro

Igreja Matriz de São José, inaugurada em 1881

Igreja Matriz São José

Cine Theatro São José, inaugurado em 1868, trouxe companhias teatrais para região. Por alguns anos ficou fechado. Foi restaurado e abriu as portas em 2022 onde promove eventos culturais.

Cine Theatro São José

Rancho Gastronomia e Armazém
Fica na praça da igreja. Em 2021, quando em viagem, passamos pela cidade e almoçamos nesse restaurante. Gostamos muito! Dessa vez fizemos algumas compras no armazém que é muito bom.

Mavic Biscoito e café
Também fica na praça da igreja. Um espaço charmoso com venda de gostosos biscoitos amanteigados. Compramos um de café que é uma delícia!!!

Mavic Biscoito e Café

Hospedagem em São José do Barreiro-SP

Hospedagem
hospedagem

Como viajamos com nosso cachorro, preferimos ficar hospedados em uma casa, a oferta de casas em São José do Barreiro é pequena e não é barato. Pelo Airbnb reservamos uma casa com ótima localização, bem no centrinho. Ela é boa, espaçosa, aconchegante, mas sentimos falta de alguns cuidados.

A região é belíssima! Se ainda não conhece São José do Barreiro, programe-se!!!

São José do Barreiro faz parte do post De São Paulo a Búzios de carro: roteiro de 10 dias