De São Paulo a Búzios de carro: roteiro de 10 dias

Porto da Barra - Búzios

Búzios é uma cidade encantadora com belas praias e trilhas do jeito que gostamos! Além de ser uma cidade pet friendly. Um roteiro de 10 dias que fizemos com nosso Sully 🐕.

É a segunda vez que vamos para Búzios no inverno e amamos, pois é quente de dia e fresco à noite. Em 2023 estivemos por lá e visitamos muitos lugares.

Como é uma longa viagem, para quem sai de São Paulo, preferimos fazer uma parada em alguma cidade tanto na ida como na volta. Dessa vez, paramos na bonitinha São José do Barreiro que fica na Serra da Bocaina.

São José do Barreiro-SP

Passamos duas noites, aproveitamos para fazer a maravilhosa Trilha da Pedra da Bacia e conhecemos um pouco da região. Veja os lugares que conhecemos em São José do Barreiro e região.

Para quem vai de São Paulo para o Rio há duas paradas pet friendly na Rodovia Presidente Dutra que gostamos:

Graal Alemão (próximo a Queluz-SP) - espaço pet muito agradável, com vista para o Rio Paraíba do Sul e simpático atendimento.

Mamão Restaurante (Piraí-RJ) - comida boa, preço honesto e excelente atendimento. Espaço pet não é bom, pois fica em uma lateral do restaurante bem movimentada.

De São José do Barreiro seguimos para Búzios.

Lugares que visitamos em Búzios

Nascer do sol na Praia Brava

Apaixonada que sou pelo nascer e pôr do sol, esse foi um dos meus presentes de aniversário: assistir ao nascer do sol na praia. Acordamos às 5h30 e fomos caminhando até a Praia Brava (distante uns 15 minutos da nossa hospedagem). Nada como iniciar um novo ciclo com essa beleza toda.

Praia Brava - Búzios

A Praia Brava tem um mar agitado e há um trecho com areia rosa (presença do mineral granada).

Trilha da Praia do Forno à Praia Brava

De onde estávamos hospedados, fomos caminhando até a Praia do Forno. É uma praia linda e pequena com areia rosa. Dessa praia sai uma trilha fácil de aproximadamente 1 km por belas paisagens até a Praia Brava.

Trilha da Praia do Forno à Praia Brava-Búzios

Pôr do Sol no Porto da Barra

É um lugar bem charmoso com um shopping na beira mar e muitos restaurantes. Assistir ao pôr do sol no Porto da Barra foi incrível!

Nós sentamos no Bar dos Pescadores (simpático atendimento) e brindamos à vida 🍸

Pôr do sol no Porto da Barra-Búzios

Trilha Serra das Emerências

Serra das Emerências é um dos lugares mais altos de Búzios e a vista do mirante é maravilhosa.

Serra das Emerências-Búzios

Fomos de carro até a Praia de Tucuns que é extensa e tranquila. No canto direito pegamos uma trilha e seguimos até o mirante. Confesso que achei difícil, pois a trilha estava com muita erosão, mas o sacrifício valeu a pena. Soubemos depois que há um caminho mais fácil do outro lado da serra.

Praia de Tucuns-Búzios

Praia da Foca

Praia pequena com formações rochosas e águas cristalinas. Fomos a pé da nossa hospedagem.

Praia da Foca-Búzios

Trilha Praia do Canto à Praia da Tartaruga

A Praia do Canto fica perto da Rua das Pedras. No lado esquerdo dessa praia há uma trilha para subir até um pequeno mirante que proporciona uma linda vista da Praia da Tartaruga. Na descida há uma corda para facilitar a passagem.

Na Praia da Tartaruga há bares/restaurantes, você pode curtir o dia na praia e retornar de táxi marítimo. Nós voltamos pela trilha para a Praia do Canto.

Trilha Praia do Canto à Praia da Tartaruga-Búzios

Também fomos:
Rua das Pedras onde você encontra muitas lojas e restaurantes.
Orla Brigitte Bardot - também há muitos bares e restaurantes e o pôr do sol é maravilhoso.
Praia dos Ossos, Azeda e Azedinha - praias bonitas e lotadas e o pôr do sol é maravilhoso também.

Hospedagem em Búzios

Ficamos em uma casa muito gostosa, bonita e charmosa. Localização ótima, perto de algumas praias e da Rua das Pedras (nosso perto é uns 15 minutos de caminhada).

Cozinha completa, ar condicionado em toda casa, ótimas roupas de cama e banho, varanda e a anfitriã é muito atenciosa.

Restaurantes em Búzios

Como estávamos em uma hospedagem com ótima cozinha, a maioria das refeições foram preparadas em casa pelo marido.

Bananaland
Rua Manoel Turíbio de Farias, 50 - centro
Ótimo restaurante, ambiente agradável e simpático atendimento.

Madame Bardot Bar e Restaurante
Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 805 - beira mar
Ótimo restaurante e simpático atendimento.

Bar dos Pescadores
Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 2900 - Porto da Barra
Atendimento excelente, só pedimos bebidas para curtir o pôr do sol.

Narciso Café Boutique
Rua das Pedras, Travessa dos Arcos, 116
Ótimo atendimento com muitas delícias!!! Nós amamos.

Mais uma vez partimos de Búzios sem querer partir, um lugar que tem morada em nossos corações.

No retorno a São Paulo, mesmo desviando um pouco do caminho, decidimos conhecer Vassouras que é uma graça.

Vassouras-RJ

Um roteiro de 10 dias de carro que rendeu gratas surpresas.