Roteiro por algumas cidades históricas de Minas Gerais

Mirante do Morro de São Sebastião - Ouro Preto

Esse roteiro surgiu para encontrarmos com amigos catarinenses em Ouro Preto e passarmos por algumas belas cidades históricas de Minas Gerais.

De São Paulo a Ouro Preto são aproximadamente 9 horas de viagem e com isso sempre procuramos alguma cidade para pernoitar. Em 2021 dormimos em Perdões, uma cidade simpática com lindos casarões ao redor de uma bela praça. Dessa  vez queríamos conhecer outra cidade e assim surgiu  Ritápolis, uma cidade bem bonitinha.

Roteiro por algumas cidades históricas mineiras

Fazenda do Vale - Fernão Dias
Fazenda do Vale - boa parada na Rodovia Fernão Dias

Seguimos pela Rodovia Fernão Dias e gostamos muito de parar na Fazenda do Vale (km 804, São Gonçalo do Sapucaí), é um local charmoso, bom para comer e descansar um pouco. É uma parada
pet friendly, ideal para nós que viajamos com nosso cachorro.

1º dia - Ritápolis

Ritápolis

Ritápolis distante 502 km de São Paulo por boas estradas. Uma pena que chegamos no final da tarde, porque havíamos planejado visitar algumas cachoeiras, dessa vez não foi possível, voltaremos.

Nossa hospedagem foi na casa da Dani onde fomos bem recepcionados por ela e toda família. Ficamos em um apartamento simples e com uma vista maravilhosa, onde contemplamos um amanhecer lindo!

Da casa da Dani fomos a pé ao centrinho da cidade que é bonito e limpo. Gostamos muito! Veja como foi essa passagem por Ritápolis.

2º dia - Ritápolis a Ouro Preto

Igreja Nossa Senhora do Rosário-Ouro Preto
Igreja Nossa Senhora do Rosário

Um caminho lindo por boas estradas. Chegamos na hora do almoço em Ouro Preto. Nossa hospedagem ficava na parte alta da cidade. Um bom apartamento, apesar de escuro: com ótimo banheiro, boa cama , ótimas roupas de cama e banho. A cozinha com poucos utensílios dificultou preparar um bom café da manhã, como gostamos. O anfitrião é muito simpático.

Ouro Preto é uma cidade com sobe e desce danado e como estávamos hospedados na parte alta, para descer todo santo ajuda e para voltar? 😕  No primeiro dia, saímos a pé, no caminho passamos pelo   Mirante do Morro de São Sebastião e contemplamos a cidade. Voltar a pé foi um sacrifício. Nos outros dias saímos de carro, é complicado arrumar um lugar para estacionar em uma cidade tão turística.

No 1º dia em Ouro Preto, almoçamos no O Passo Pizza Jazz, que é um restaurante maravilhoso e pet friendly.

Restaurante O Passo Pizza Jazz

Após almoço encontramos com nossos amigos, visitamos a Igreja Nossa Senhora do Rosário (que estava fechada quando fomos em 2021).

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Sua construção provavelmente iniciou em 1762, arquitetura barroca e com interior simples.

Em 2021 quando visitamos Ouro Preto pela primeira vez, contratamos a guia Sueli e com ela fizemos um tour de aproximadamente 4 horas que valeu muito a pena. Veja como foi.

À noite jantamos com nossos amigos no Restaurante Seu José (Rua São José, 52) e assim brindamos a oportunidade de estarmos juntos novamente.

Restaurante Seu José - Ouro Preto
Restaurante Seu José

3º dia - Ouro Preto e Mariana

Mariana-MG
Mariana

Pela manhã decidimos ir à Mariana, linda cidade que nos encantou com seu casario bem preservado, belas igrejas e simpáticos moradores. Veja como foi nossa visita.

Após almoço, voltamos para Ouro Preto. À noite caminhamos um pouco pelas ruas da cidade que ficam mais charmosas.  Gostamos muito do restaurante O Passo Pizza Jazz e com nossos amigos tivemos um jantar especial.

pelas ruas de Ouro Preto

4º dia - Ouro Preto e Tiradentes

Igreja de São Francisco de Assis-Ouro Preto
Igreja de São Francisco de Assis

Passeamos pela manhã por Ouro Preto, passamos na Igreja de São Francisco de Assis e aproveitamos para conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição onde estava acontecendo uma missa. Em 2021 quando estivemos em Ouro Preto a igreja estava fechada.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A construção da igreja aconteceu entre 1727 e 1746, local onde estão enterrados Aleijadinho e seu pai Manuel Francisco Lisboa.

Encontramos Lu e Everton, nos despedimos e partimos para Tiradentes.

Por lindas estradas, passamos por Lagoa Dourada, conhecida por ser a Capital Nacional dos Rocamboles. Na loja Legítimo Rocambole compramos rocambole e alguns salgados que estavam bem gostosos.

Chegamos em Tiradentes no final da tarde, conseguimos ver o pôr do sol no Morro de São Francisco, onde fica a Capela de São Francisco de Paula.

pôr do sol no Morro de São Francisco-Tiradentes
Capela São Francisco de Paula - Tiradentes

Para nossa surpresa estava acontecendo um lindo Festival de Vinho e Jazz.

Festival de Vinho e Jazz - Tiradentes
Festival de Vinho e Jazz

Hospedagem em Tiradentes

hospedagem em Tiradentes

A hospedagem foi na Casinha da Matriz (Fone: 21 98743-2509) onde já havíamos ficado em 2021 na casa 1.

Dessa vez ficamos hospedados na casa 3. Uma casinha linda, bem decorada com um gramado e vista para  Serra de São José. Fomos recepcionados pela Liliam, uma querida. A ideia era ficar 2 dias e ficamos 4 😁

Hospedagem em Tiradentes

Já fomos algumas vezes para Tiradentes, caso queira mais informação da cidade, convido você ler o  post 4 dias entre São João del Rei e Tiradentes

5º dia - Tiradentes

Santuário da Santíssima Trindade

Pela manhã caminhamos até o Santuário da Santíssima Trindade que fica na parte alta da cidade e que não conhecíamos por dentro.

Uma igreja simples com decoração singela.

Marco zero da Estrada Real
Marco Zero da Estrada Real

Depois fomos conhecer o Marco Zero da Estrada Real e a Cachoeira Bom Despacho que fica no município vizinho de Santa Cruz de Minas.

trilha em Santa Cruz de Minas
Trilha em Santa Cruz de Minas

Percorremos uma trilha onde do alto você tem uma bela vista. Em 2021 fizemos um trecho da Estrada Real de Ouro Preto a Tiradentes.

Decidimos almoçar em casa e como faltou ingrediente, fomos à mercearia do Sr Ernani. O papo rolou solto e para nós esses momentos são especiais.

pelas ruas de Tiradentes

À tarde passeamos por Tiradentes e por ser segunda-feira tivemos a cidade só para nós. Parte do comércio estava fechado. É um privilégio caminhar na tranquilidade por suas ruas de pedras, observar suas construções e imaginar quanta história há por ali.

Café das Marcas Mineiras - Tiradentes
Café das Marcas Mineiras

Fomos conhecer o Café das Marcas Mineiras que fica no Largo das Mercês. Um lugar charmoso onde provamos o melhor bolo de mandioca com coco do mundo!😋

6º dia - Tiradentes

Trilha do Mangue

Pela manhã fizemos parte da Trilha do Mangue que é muito bonita e que já conhecíamos.

À tarde fomos até Bichinho, um povoado pertinho de Tiradentes, que já visitamos outras vezes. Conhecemos a Cachaça Mazuma Mineira que é muito bonita e tem uma história interessante.

Cachaça Mazuma Mineira - Bichinho
Cachaça Mazuma Mineira

Os funcionários são atenciosos e explicaram sobre a produção da cachaça. Lá também produzem gim.
O marido aprecia cachaça, fez uma degustação e gostou.

Cachaça Mazuma Mineira - Bichinho
Cachaça Mazuma Mineira

Passeamos pelo povoado, compramos alguns queijos e carne de porco em lata que o marido tanto gosta. O caminho entre Bichinho e Tiradentes é muito bonito e pela estrada curtimos um belo pôr do sol.

7º dia - Tiradentes

Trilha do Mangue

Decidimos voltar para Trilha do Mangue e caminhamos um pouco mais com a ideia de cruzar com outra trilha, mas não encontramos a indicação, então retornamos. Foi lindo! Em uma próxima vez, contrataremos um guia. Já fizemos algumas trilhas na Serra de São José com guia e foi bem interessante.

À tarde passeamos pelo centro histórico, nos despedindo dessa bela cidade que pretendemos voltar mais e mais vezes.

pelas ruas de Tiradentes

8º dia - Retorno a São Paulo

O retorno a São Paulo, fizemos pela BR 494, para evitar trechos com tráfego de caminhões. Ótima dica de um vizinho de Tiradentes. Por este caminho, aproveitamos para passar por São Tiago, pequena cidade mineira do Campo das Vertentes, conhecida como Terra do café com biscoito.

São Tiago-MG, Terra do café com biscoito

São Tiago

Fomos até o centrinho da cidade para comprar café e biscoitos. Os biscoitos de polvilho são deliciosos, o café ainda não provamos, mas compramos um da Fazenda Serrinha e outro moído na hora de outra fazenda da região.

Para os amantes de caminhadas, nesta região há o Caminhos de São Tiago , que atualmente parte de Santa Rita de Ouro Preto e termina em São Tiago, são aproximadamente 250 km. Foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela.

Cafeteria Grão da Terra
Grão da Terra Cafeteria

Retornamos para estrada e na Rodovia Fernão Dias fizemos pela primeira vez uma parada no Grão da Terra Cafeteria, ótimo local com quitutes árabes 😋 Também compramos o café  "Essência Terra" que é moído na hora, ainda não provamos.

Mais uma linda viagem que ficará para sempre em nossas lembranças.