Cerro de los 7 Colores |
Purmamarca é um povoado pequeno, rústico e turístico, com ruas estreitas e casas de adobe. Fica na Província de Jujuy, Norte da Argentina, a 2.324 metros de altitude. É Patrimônio Cultural da Humanidade.
Praça Purmamarca |
Na praça há uma feira permanente de artesanato e a igreja Santa Rosa de Lima construída em 1778/79. Ao lado da igreja há uma árvore histórica de aproximadamente 700 anos. Um vilarejo para passear com calma.
Importante: leve pesos, tudo é bem mais barato e alguns lugares só aceitam dinheiro.
Igreja Santa Rosa de Lima |
Como chegar a Purmamarca
De Salta nós fomos de ônibus para Tilcara, seguimos a orientação da funcionária da empresa de ônibus. De Tilcara pegamos um táxi compartilhado para Purmamarca. Depois descobrimos que era melhor ter ido até San Salvador de Jujuy e depois pegar um ônibus para Purmamarca. Nosso retorno para Salta, foi assim: ônibus para San Salvador de Jujuy e depois outro para Salta.
Estação Rodoviária de Salta |
Os ônibus trecho Salta/San Salvador de Jujuy ou Tilcara são bons e a viagem foi tranquila, tanto na ida quanto na volta. Empresa: Balut
Os ônibus de Purmamarca para San Salvador de Jujuy são mais simples e bons.
Também há muitas empresas em Salta que oferecem diversos passeios (ida e volta) e Purmamarca é um deles.
Uma curiosidade são os caras que tiram as malas do bagageiro dos ônibus. Lembram os nossos guardadores de vaga de estacionamento!!!! É um empurra, empurra, uma gritaria, cada um apontando a sua bagagem e quando chega a sua hora pedem a "propina" (gorjeta), normalmente um valor irrisório!!!! Pitoresco e divertido no final das contas.
Um pouco de história, afinal viagens rendem muitas histórias.
✔Havíamos alugado um carro. Na época que fomos, Argentina estava com problema de abastecimento de combustível. Decidimos cancelar o aluguel sob o risco de ficarmos com o carro parado, assim, alteramos um pouco nosso roteiro. Em Salta surgiu a ideia de irmos de ônibus para Jujuy e foi ótimo! Claro que estar de carro dá mais liberdade, mas acabamos passando por outras experiências muito interessantes também e bem mais econômicas.
✔Por ser num domingo, não haviam táxis disponíveis na rodoviária de Tilcara, que lembrou muito um daqueles faroestes. Assim andamos em direção à uma pracinha onde havia alguns estabelecimentos, mas todos fechados devido ao horário de almoço. Achamos um hostel aberto e a atendente tentou nos ajudar, mas não conseguiu contato com nenhum motorista. Sugeriu que continuássemos caminhando para ver se encontrávamos um táxi pelo caminho. E foi quando vimos um carro com uma placa de papel no para-brisas escrito "taxi", fixada com uma escova de dentes. Conseguimos um taxi compartilhado em Tilcara, um Uno muito velho e com vários remendos, seguimos com duas moças e a Lola 🐶, uma linda cachorrinha.
Adoramos essas experiências 😄 e você?
Passeios que fizemos em Purmamarca
Paseo de Los Colorados e o Cerro de Los 7 Colores
Paseo de los Colorados |
Cedinho fizemos o Paseo de Los Colorados, que é uma bela trilha circular de aproximadamente 3 km, com paisagens deslumbrantes e próximo à vila. Iniciamos a caminhada perto do cemitério e terminamos no Cerro de Los 7 Colores, montanha colorida resultado de um processo geológico de mais 75 milhões de anos. Vale a pena conhecer, você pode fazer sozinho, gratuito.
Salinas Grandes
Deserto de sal localizado na região noroeste da Argentina entre as províncias de Jujuy e Salta.
Sua formação foi um grande lago de água salgada entre 5 e 10 milhões de anos, com a evaporação da água, formaram as salinas.
Salinas Grandes |
A partir das 8h, na praça de Purmamarca, há um ponto onde um rapaz organiza os passeios. Nós contratamos um remis (táxi) particular. Para ficar mais barato, você pode compartilhar o táxi com outras pessoas ou fazer parte de um grupo. No valor passado está incluso entrada às Salinas e o guia.
Nosso motorista foi o LALO WhatsApp +5493885183617.Gostamos muito do motorista que conhece bem a estrada, dirige com segurança, tem um bom carro e é guia também.
É um passeio de aproximadamente 4 horas. Você seguirá pela bela Ruta 52 e o motorista fará algumas paradas. O ponto mais alto está a 4170 metros de altitude.
Cuesta de Lipan |
No caminho para as Salinas vimos vicunhas e contemplamos lugares maravilhosos.
Pela Ruta 52 |
A visita à Salinas Grandes é em grupo e você será acompanhado por um guia que passará algumas informações. Muito fácil de chegar, diferente do Salar de Uyuni ,na Bolívia, que é muito maior. Amamos conhecer Salinas Grandes! Uma experiência imperdível!
Salinas Grandes |
Sobre o mal de altitude
Senti um pouco de enjoo ao chegar a Purmamarca (2324 metros de altitude), atribuí a viagem de ônibus. Só depois caiu a ficha que poderia ser a altitude. Comprei folhas de coca e coloquei no canto da boca, conforme instruções, não mastiguei. O enjoo passou. De madrugada, surgiu o enjoo novamente e dor de cabeça. Tomei água, coloquei folhas de coca na boca e voltei a dormir. Acordei ótima! Bom manter-se hidratado e evitar bebida alcoólica.
Onde comer em Purmamarca
Los Morteros (Calle Salta,s/n). Bons pratos e simpático atendimento. Gostamos.
Los Morteros |
El Morado Bar Café (Salta esquina Gorriti). Bom café, drinks e lanches. Provamos um cheesecake de Cayote, que é uma fruta parecida com uma melancia, muito bom!
El Morado bar café |
Hospedagem em Purmamarca
Chegamos na cidade em um domingo à tarde e sem reserva de hospedagem. Estávamos cansados e olhamos só duas hospedagens. Ficamos no Hotel Sawaywasi. Quarto confortável e limpo, mas necessita de cuidados. Café da manhã bem simples, bom wi-fi e atendimento.
Hotel Sawaywasi |
Lamentamos muito não ter tido tempo para conhecermos outros lugares maravilhosos da Província de Jujuy. Ficamos somente uma noite em Purmamarca. Queremos voltar 😊
Purmamarca faz parte do Roteiro de 9 dias pelo Norte da Argentina.
Nenhum comentário