Caminho da Fé - alguns trechos

Caminho da Fé com amigos
Caminho da Fé


Fizemos alguns trechos do Caminho da Fé com amigos de Santa Catarina que conhecemos em 2015 no Caminho de Santiago de Compostela. Eles caminharam de Águas da Prata a Aparecida totalizando aproximadamente 300 km e amaram.


No ano passado eu fiz o Caminho da Fé  a pé e o marido seguiu de carro como apoio. De tão lindo, ficamos com vontade de voltar para conhecer algumas cidades da Serra da Mantiqueira. Aproveitamos que nossos amigos vieram fazer o Caminho e juntos seguimos para Águas da Prata. Lembrando que nosso cachorro foi conosco.


Caminho da Fé - Águas da Prata a Andradas

Em Águas da Prata nossa hospedagem foi na Pousada do Peregrino, bons e novos quartos, bem localizada e ótimo atendimento. Ficamos nos quartos da frente e você ouve todo o movimento da rua. A pousada também estava com grupos grandes e, com a euforia do início do caminho, fizeram muito barulho a partir das 4 h da manhã, isto atrapalhou o descanso.

Achamos que a cidade está mais bonita do que no ano passado. Na praça há lanchonetes que vendem cafés, sucos, cervejas, lanches e outros.

O jantar foi no Império Lanches (Praça da Bandeira, 273), perto da pousada. Pedi um caldo de abóbora com carne seca no pão italiano que estava divino. O marido comeu um lanche que também estava ótimo.


Império Lanches Aguas da Prata
Império Lanches 


Neste trecho do Caminho da Fé marido e eu nos revezamos, um caminhava e outro seguia com o carro. Foi lindo demais estar no Caminho novamente.


Caminho da Fé
Caminho da Fé

Desta vez conheci o belíssimo Pico do Gavião e nossos amigos foram conosco.

Pico do Gavião
Pico do Gavião

Do Pico do Gavião segui com o marido de carro e  nossos amigos continuaram no Caminho. 

Pelo Caminho há placas com mensagens:

Você só falha quando deixa de tentar.   


Paramos para almoçar no Oasis Café (fica no Caminho da Fé, quase chegando na cidade), lugar acolhedor e com ótima refeição.


Oasis Café
Oásis Café


Andradas era uma das cidades que queríamos conhecer. Ficamos três dias, veja como foi. De Andradas seguimos para Espírito Santo do Pinhal , que fica fora do trecho do caminho que nossos amigos estavam fazendo e está a 30 minutos de carro de Andradas por boa estrada. 

Pretendíamos ficar um dia em Espírito Santo do Pinhal e ficamos três. Nem preciso falar o quanto gostamos da cidade. Adoramos viajar deixando as coisas acontecerem, geralmente dão certo 😊

De Andradas nossos amigos seguiram pelo Caminho da Fé. Encontramos com eles no trecho Tocos do Moji a Estiva.


Caminho da Fé - Pousada São Francisco Fazenda Velha a Estiva


Pousada São Francisco da Fazenda Velha
Pousada São Francisco Fazeda Velha

Seguimos revezando marido e eu, um caminhando e outro dirigindo. 

Grandiosidade não é uma questão de tamanho, mas de atitude.

No ano passado, estava sozinha e muito cansada neste trecho. Eis que anjos surgiram, um casal que na época vendia caldo de cana e pastel.  Desta vez estava de carro e parei na casa deles para dar um abraço. Papeamos um pouco, são uns queridos.  


Caminho da Fé
Estiva


Em Estiva ficamos na Pousada Poka que é ótima e o jantar foi na padaria ao lado, refeição caseira que estava muito boa.

Caminho da Fé - Estiva a Consolação

Capelinha São Bento
Capelinha São Bento


De Estiva marido seguiu de carro com o Sully. Parou em um ponto do Caminho e retornou para encontrar conosco. Juntos passamos em frente à Capelinha São Bento, um lugar muito especial onde Junior Marques, com muito carinho, recepciona, conversa e presenteia os peregrinos, muita emoção.

Vale mais a pena buscar ser melhor que ontem, do que ser melhor que o outro.

Seguimos marido e eu revezando: um caminhando e outro dirigindo. Foi especial demais caminhar com nossos amigos queridos.


Janela do Céu
Janela do Céu

Paramos na Janela do Céu um espaço gostoso com uma vista maravilhosa e uma capelinha. Fomos atendidos pela dona Ana que preparou pastéis de angu muito saborosos. Lá ficamos um tempão. 

Em Consolação almoçamos no Santo Sabor, boa comida e a Adriana acolhe os peregrinos com muito carinho.

Santo Sabor
Santo Sabor


Deste ponto nos separamos de nossos amigos. Como viajamos com nosso cachorro, reservamos o Chalé Pedra Branca , distante 14 km do centro de Paraisópolis e próximo do Caminho da Fé (trecho Consolação/Paraisópolis). Nossos amigos ficaram hospedados em Consolação. 

Caminho da Fé - Chalé Pedra Branca a Paraisópolis

Amanheceu chovendo, reencontramos com nossos amigos perto do chalé: marido de guarda-chuva, Sully e eu de capa. Só eu segui caminhando com os amigos, na chuva, na lama e confesso que foi uma delícia! Ainda bem que o marido não foi de carro, pois a estrada estava um horror, difícil até para  carro 4x4.  

Caminho da Fé
Caminho da Fé


Por onde passamos:

Café Refúgio Pedra Branca
Gostoso ponto de apoio aos peregrinos com venda de quitutes e bebidas, além do simpático atendimento da Efigénia e da Angélica.

Café Refúgio Pedra Branca
Café Refúgio Pedra Branca

Sitio Lumiar
Experimentamos um iogurte delicioso.

Sítio Lumiar
Sítio Lumiar

Quando se sentir Fraco, olhe para trás e perceba o quanto você foi Forte para chegar até aqui.


Rancho do Tio Lauro
Tio Lauro é um querido, lá fica uma capela de Nossa Senhora Aparecida.

Rancho Tio Lauro
com tio Lauro e outros peregrinos


Seta Amarela Restaurante
Outro gostoso ponto de apoio com uma linda vista e pontos instagramáveis. A foto abaixo foi no dia seguinte que estava lindão.

Seta Amarela Restaurante
Seta Amarela


Na hora do almoço, o marido foi encontrar conosco em Paraisópolis por outra estrada que estava péssima também, ainda bem que ele é excelente motorista e o carro é 4x4.

Nossos amigos ficaram hospedados na Pousada da Praça que é ótima. Nós retornamos para o chalé.

Caminho da Fé - Paraisópolis a Luminosa

Caminho da Fé
Caminho da Fé

Devido às chuvas as estradas de terra estavam intransitáveis neste trecho. Deixamos o carro no início da estrada de terra, caminhamos alguns quilômetros e retornamos. Neste dia não conseguimos encontrar com nossos amigos. Tentamos ir por outras estradas e nada. Resolvemos conhecer alguns lugares de Paraisópolis e foi muito legal. Veja os lugares que visitamos.

Ser do bem, te faz ir além.

Neste trecho nos despedimos do Caminho da Fé 😢 

Após dois dias, reencontramos nossos amigos em Campos do Jordão e de lá seguimos para Santo Antônio do Pinhal onde alugamos uma casa e ficamos dois dias juntos. Passeamos um pouco pela cidade e fomos ao Pico Agudo.

Pico Agudo - Santo Antônio do Pinhal


Pico Agudo
Pico Agudo


Amamos conhecer o Pico Agudo, uma elevação rochosa com 1.703 metros de altitude. Domingo de sol e estava muito movimento na estrada que leva ao Pico. Decidimos estacionar em um trecho e subimos a pé. Foi lindo contemplar toda aquela paisagem!


Pico Agudo
Pico Agudo


Mais lindo ainda, pelo menos para mim, foi ver as pessoas saltando de parapente, que espetáculo! Confesso que tive vontade, mas não coragem 😏

Hora da despedida

No dia seguinte levamos nossos amigos ao Mosteiro São João em Campos do Jordão, eles dormiram uma noite lá. Que lugar maravilhoso e de muito paz. Fiquei emocionada!


Mosteiro de São João
Mosteiro São João


Com o coração apertado nos despedimos dos nossos amigos que amamos tanto. Por outro lado estávamos felizes de ter feito mais uma linda viagem e saber do quanto eles estavam plenos por estar nesse Caminho tão abençoado.


Alguns caminhos e trilhas que fizemos com estes nossos amigos:












Nenhum comentário