Caminho da Fé |
Fizemos alguns trechos do Caminho da Fé com amigos de Santa Catarina que conhecemos em 2015 no Caminho de Santiago de Compostela. Eles caminharam de Águas da Prata a Aparecida totalizando aproximadamente 300 km e amaram.
No ano passado eu fiz o Caminho da Fé a pé e o marido seguiu de carro como apoio. De tão lindo, ficamos com vontade de voltar para conhecer algumas cidades da Serra da Mantiqueira. Aproveitamos que nossos amigos vieram fazer o Caminho e juntos seguimos para Águas da Prata. Lembrando que nosso cachorro foi conosco.
Caminho da Fé - Águas da Prata a Andradas
Em Águas da Prata nossa hospedagem foi na Pousada do Peregrino, bons e novos quartos, bem localizada e ótimo atendimento. Ficamos nos quartos da frente e você ouve todo o movimento da rua. A pousada também estava com grupos grandes e, com a euforia do início do caminho, fizeram muito barulho a partir das 4 h da manhã, isto atrapalhou o descanso.
Achamos que a cidade está mais bonita do que no ano passado. Na praça há lanchonetes que vendem cafés, sucos, cervejas, lanches e outros.
O jantar foi no Império Lanches (Praça da Bandeira, 273), perto da pousada. Pedi um caldo de abóbora com carne seca no pão italiano que estava divino. O marido comeu um lanche que também estava ótimo.
Império Lanches |
Neste trecho do Caminho da Fé marido e eu nos revezamos, um caminhava e outro seguia com o carro. Foi lindo demais estar no Caminho novamente.
Caminho da Fé |
Desta vez conheci o belíssimo Pico do Gavião e nossos amigos foram conosco.
Pico do Gavião |
Do Pico do Gavião segui com o marido de carro e nossos amigos continuaram no Caminho.
Pelo Caminho há placas com mensagens:
Você só falha quando deixa de tentar.
Paramos para almoçar no Oasis Café (fica no Caminho da Fé, quase chegando na cidade), lugar acolhedor e com ótima refeição.
Oásis Café |
Andradas era uma das cidades que queríamos conhecer. Ficamos três dias, veja como foi. De Andradas seguimos para Espírito Santo do Pinhal , que fica fora do trecho do caminho que nossos amigos estavam fazendo e está a 30 minutos de carro de Andradas por boa estrada.
Pretendíamos ficar um dia em Espírito Santo do Pinhal e ficamos três. Nem preciso falar o quanto gostamos da cidade. Adoramos viajar deixando as coisas acontecerem, geralmente dão certo 😊
De Andradas nossos amigos seguiram pelo Caminho da Fé. Encontramos com eles no trecho Tocos do Moji a Estiva.
Caminho da Fé - Pousada São Francisco Fazenda Velha a Estiva
Pousada São Francisco Fazeda Velha |
Seguimos revezando marido e eu, um caminhando e outro dirigindo.
Grandiosidade não é uma questão de tamanho, mas de atitude.
No ano passado, estava sozinha e muito cansada neste trecho. Eis que anjos surgiram, um casal que na época vendia caldo de cana e pastel. Desta vez estava de carro e parei na casa deles para dar um abraço. Papeamos um pouco, são uns queridos.
Estiva |
Em Estiva ficamos na Pousada Poka que é ótima e o jantar foi na padaria ao lado, refeição caseira que estava muito boa.
Caminho da Fé - Estiva a Consolação
Capelinha São Bento |
De Estiva marido seguiu de carro com o Sully. Parou em um ponto do Caminho e retornou para encontrar conosco. Juntos passamos em frente à Capelinha São Bento, um lugar muito especial onde Junior Marques, com muito carinho, recepciona, conversa e presenteia os peregrinos, muita emoção.
Vale mais a pena buscar ser melhor que ontem, do que ser melhor que o outro.
Seguimos marido e eu revezando: um caminhando e outro dirigindo. Foi especial demais caminhar com nossos amigos queridos.
Janela do Céu |
Paramos na Janela do Céu um espaço gostoso com uma vista maravilhosa e uma capelinha. Fomos atendidos pela dona Ana que preparou pastéis de angu muito saborosos. Lá ficamos um tempão.
Em Consolação almoçamos no Santo Sabor, boa comida e a Adriana acolhe os peregrinos com muito carinho.
Santo Sabor |
Deste ponto nos separamos de nossos amigos. Como viajamos com nosso cachorro, reservamos o Chalé Pedra Branca , distante 14 km do centro de Paraisópolis e próximo do Caminho da Fé (trecho Consolação/Paraisópolis). Nossos amigos ficaram hospedados em Consolação.
Caminho da Fé - Chalé Pedra Branca a Paraisópolis
Amanheceu chovendo, reencontramos com nossos amigos perto do chalé: marido de guarda-chuva, Sully e eu de capa. Só eu segui caminhando com os amigos, na chuva, na lama e confesso que foi uma delícia! Ainda bem que o marido não foi de carro, pois a estrada estava um horror, difícil até para carro 4x4.
Caminho da Fé |
Por onde passamos:
Café Refúgio Pedra Branca
Gostoso ponto de apoio aos peregrinos com venda de quitutes e bebidas, além do simpático atendimento da Efigénia e da Angélica.
Café Refúgio Pedra Branca |
Sitio Lumiar
Experimentamos um iogurte delicioso.
Sítio Lumiar |
Quando se sentir Fraco, olhe para trás e perceba o quanto você foi Forte para chegar até aqui.
Rancho do Tio Lauro
Tio Lauro é um querido, lá fica uma capela de Nossa Senhora Aparecida.
com tio Lauro e outros peregrinos |
Seta Amarela Restaurante
Outro gostoso ponto de apoio com uma linda vista e pontos instagramáveis. A foto abaixo foi no dia seguinte que estava lindão.
Seta Amarela |
Na hora do almoço, o marido foi encontrar conosco em Paraisópolis por outra estrada que estava péssima também, ainda bem que ele é excelente motorista e o carro é 4x4.
Nossos amigos ficaram hospedados na Pousada da Praça que é ótima. Nós retornamos para o chalé.
Caminho da Fé - Paraisópolis a Luminosa
Caminho da Fé |
Devido às chuvas as estradas de terra estavam intransitáveis neste trecho. Deixamos o carro no início da estrada de terra, caminhamos alguns quilômetros e retornamos. Neste dia não conseguimos encontrar com nossos amigos. Tentamos ir por outras estradas e nada. Resolvemos conhecer alguns lugares de Paraisópolis e foi muito legal. Veja os lugares que visitamos.
Ser do bem, te faz ir além.
Neste trecho nos despedimos do Caminho da Fé 😢
Após dois dias, reencontramos nossos amigos em Campos do Jordão e de lá seguimos para Santo Antônio do Pinhal onde alugamos uma casa e ficamos dois dias juntos. Passeamos um pouco pela cidade e fomos ao Pico Agudo.
Pico Agudo - Santo Antônio do Pinhal
Pico Agudo |
Amamos conhecer o Pico Agudo, uma elevação rochosa com 1.703 metros de altitude. Domingo de sol e estava muito movimento na estrada que leva ao Pico. Decidimos estacionar em um trecho e subimos a pé. Foi lindo contemplar toda aquela paisagem!
Pico Agudo |
Mais lindo ainda, pelo menos para mim, foi ver as pessoas saltando de parapente, que espetáculo! Confesso que tive vontade, mas não coragem 😏
Hora da despedida
No dia seguinte levamos nossos amigos ao Mosteiro São João em Campos do Jordão, eles dormiram uma noite lá. Que lugar maravilhoso e de muito paz. Fiquei emocionada!
Mosteiro São João |
Com o coração apertado nos despedimos dos nossos amigos que amamos tanto. Por outro lado estávamos felizes de ter feito mais uma linda viagem e saber do quanto eles estavam plenos por estar nesse Caminho tão abençoado.
Alguns caminhos e trilhas que fizemos com estes nossos amigos:
Nenhum comentário