Viaduto Santa Efigênia |
Domingo de bike no Centro de São Paulo
Nós amamos o centro da cidade de São Paulo, e as ciclovias da cidade nos permitem ir até o Centro.
É um programa bem legal inclusive para quem vem passear por aqui e quer conhecer a cidade. É um momento único ver o Centro tranquilo sem a correria dos dias de semana, só com o movimento nas ciclovias.
Saímos cedo e fizemos um passeio de aproximadamente 3 horas, mas é passeio para o dia todo. Você pode parar em alguns locais para conhecer: entrar em igrejas, museus, assistir a um concerto na Sala São Paulo, visitar a feira da Liberdade e por aí vai.
O nosso percurso iniciou na Avenida Jabaquara passando pelo Paraíso, Liberdade, Praça da Sé, Pátio do Colégio, com direito a parada no Café Girondino que fica na Rua Boa Vista, 365
Uma delícia, me senti na Europa, sentamos em uma mesa com a vista do Mosteiro de São Bento. O café tem um segurança que foi muito gentil e vigiou as bicicletas enquanto degustávamos um bolo de cenoura com calda de chocolate belga.
Café Girondino |
Enquanto estávamos tomando um cafezinho, os sinos do mosteiro tocaram, gosto muito de tudo isso.
Mosteiro de São Bento |
Mosteiro de São Bento
O local era a taba do cacique Tibiriçá e foi doado pela Câmara de São Paulo em 1600 aos monges. O prédio atual é a quarta construção datada de 1910 - projeto de Richard Berndt (professor da Universidade de Munique e um dos melhores arquitetos da Alemanha). A Basílica foi consagrada em 1922.
É a primeira vez que utilizamos a ciclovia até o Centro e notei que falta sinalização e até mesmo as pessoas que trabalham no evento não sabem informar. Neste trecho, acabamos saindo da ciclovia, pois seguimos pelo Viaduto Santa Efigênia.
Viaduto Santa Efigênia |
Viaduto Santa Efigênia
Sua estrutura foi fabricada na Bélgica e inaugurado em setembro de 1913. O estilo arquitetônico é art nouveau.Igreja Santa Efigênia |
Igreja Santa Efigênia
Sua construção iniciou em 1904 e terminou em 1913, o estilo arquitetônico é neo-romântico com detalhes neogóticos inspirado em igrejas medievais do norte da Europa. O interior da igreja é muito escuro.OBS - Este post foi escrito em 2013. Hoje aconselhamos não seguir em direção a Estação da Luz, pois a região está muito degradada - Cracolândia. (05/2017)
Seguimos para a Estação da Luz.
Estação da Luz |
Estação da Luz |
Estação da Luz
A atual estação foi construída entre 1910 a 2010, no lugar da original de 1867. A estrutura metálica de ferro fundido foi trazida da Inglaterra por meio de peças pré-moldadas e montada aqui. Seu projeto é atribuído ao engenheiro inglês Henry Driver.Estação da Luz |
Há um piano para você tocar, caso saiba e queira, não foi o nosso caso infelizmente.
A Estação da Luz também abriga o Museu da Língua Portuguesa que é bem interessante, vale muito uma visita. Não esqueça do agasalho pois é gelado.
Obs - O museu foi destruído em um incêndio. Está sendo reconstruído com previsão de reabertura em 2019. (05/2017)
Daí seguimos para Sala São Paulo, e hoje domingo (17 fev) iria acontecer um concerto matinal. Já assistimos e é bárbaro. Não deixe de ir.
Meu marido ficou na porta com as bikes e eu entrei. O segurança foi muito educado, perguntou se poderia me ajudar, me disse que lá há bicicletário e informou sobre o concerto. Primeiro mundo. Gostei.
Voltamos para Estação da Luz, passamos pela Pinacoteca e Parque da Luz.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
É o museu de arte mais antigo da cidade. O edifício era do Liceu de Artes e Ofícios que foi projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo.
Parque Jardim da Luz |
Ao fundo o Teatro Municipal |
Teatro Municipal de São Paulo
A construção do teatro iniciou em 1903 pelos arquitetos Ramos de Azevedo e os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi e foi inaugurado em setembro de 1911.Viaduto do Chá |
Viaduto do Chá
Foi o primeiro viaduto de São Paulo, seu nome é devido a proximidade de uma extensa plantação de chá da índia. Primeiramente era de estrutura metálica que veio da Alemanha e foi inaugurado em 1892. Em 1938 foi feito o atual de concreto armado.Daí retornamos pela Praça da Sé, Liberdade, Vergueiro (este é o trecho mais difícil), Paraíso, Santa Cruz e casa.
Nem tudo são flores, algumas cenas foram deletadas. Me dói o coração ver o mar de gente que dorme nas ruas do centro da cidade, por isso não paramos em muitos lugares como Praça da Sé, Pátio do Colégio e outros.
Nenhum comentário